Siena

São Bernardino de Siena, o “Apóstolo da Itália”, foi um missionário, reformador e economista escolástico. Nasceu numa família nobre de Albizeschi na cidade toscana de Massa Marittima. Depois de tomar conta dos doentes durante a grande peste em Siena em 1400, ingressou na ordem franciscana. Tornou-se um pregador muito conhecido e popular, viajando por toda a Itália a pé. A ele foi oferecido o bispado por três vezes durante seu ministério, ao qual ele recusou por ter de parar o que sentia como sua vocação primeira, a vida missionária.

Bernardino foi o grande sistematizador da economia escolástica depois de Tomás de Aquino, e o primeiro teólogo desde Jean Pierre de Jean Olivi a escrever toda uma obra dedicada à Economia. Esse livro, cujo título éSobre os contratos e a usura, versava sobre a justificação da propriedade privada, sobre a ética do comércio, a determinação do valor e dos preços e a questão da usura.

Sua maior contribuição para a Economia foi a mais completa discussão e defesa do empresariado escrita até aquela época. Ele ressaltava que o comércio, como todas as outras ocupações, poderia ser praticado tanto licita como ilicitamente. Todas as vocações permitem ocasiões para o pecado. Além disso, os mercadores fornecem muitos serviços úteis: transportam bens de onde abundam par aonde estão escassos, preservam e estocam bens para estarem a disposição quando os consumidores os querem, e , como empresários artesãos e industriais, transformam a matéria-prima em produtos finais.

Bernardino também observou que o empresário é dotado por Deus de uma combinação especial de dons e talentos que o permite levar a cabo essas tarefas úteis. Ele identifica uma rara combinação de quatro dons empresariais: eficiência, responsabilidade, trabalho árduo e capacidade de assumir riscos. Poucas pessoas são capazes de reunir essas quatro virtudes. Por esse motivo, Bernardino argumentava que o empresário, apropriadamente, aufere os lucros que o mantém nos negócios e o compensa na adversidade. O lucro é, para o empresário, o retorno legítimo do seu trabalho, despesas e riscos que assume.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s