Lewis

C.S. Lewis foi um dos maiores pensadores cristãos do século XX. Era um professor e estudioso respeitado que trabalhou em Oxford por 29 anos, e posteriormente foi para a Universidade de Cambridge, onde permaneceu como professor de literatura medieval e renascentista até o fim da vida

Foi ateu por toda a juventude e, em 1929, adotou o teísmo, convertendo-se ao cristianismo em 1931. Apesar de ser um escritor e polemista talentoso, escreveu muitas obras ficcionais, didáticas e devocionais, além da considerável produção acadêmica, ele não é conhecido como um comentador político. Evitava comentários partidários. Na verdade, recusou um título nobiliárquico oferecido por Winston Churchill, por crer que os críticos usariam esse fato para acusá-lo de ser propagandista anti-esquerda.

Apesar da indiferença à política como tal, muitas vezes Lewis fez previsões sobre inúmeros tópicos políticos. Um exemplo da arguta crítica de Lewis é o conceito de “Estado omnicompetente”, ou seja, o moderno Estado de bem-estar social que promete a cura universal dos males da sociedade. Ele acreditava ser antiético à liberdade humana e às instituições preservá-lo, em vez de favorecer um regime de governo limitado. Via com suspeita o avanço tecnológico, mas porque pensava que a tecnologia nas mãos do Estado omnicompetente resultaria numa tirania que seria muito difundida e invasiva. Notou que o fascínio do Estado de bem-estar é compreensível diante da aparente falta de limites para o sofrimento humano, contudo exortava aos seus leitores para serem cautelosos com os que forneciam sonhos utópicos. Ele, ao contrário, promoveu as boas ações dos cidadãos cristãos individuais ao ocupar-se do desafio de viver num mundo decaído e sombrio, afirmando que “a arte da vida consiste em atacar cada mal imediato tão logo se possa fazê-lo.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s