Kirk

Nascido em Plymouth, Michigan, 19 de outubro de 1918, filho de Russell Andrew Kirk e Marjorie Pierce Kirk, foi criado em Piety Hill para onde voltou quando adulto, para viver com sua esposa e suas filhas. Nascido e criado no interior de Michigan, Dr. Kirk cultivou um vínculo com a terra e uma admiração por comunidades agrárias independentes.

Kirk obteve seu diploma de bacharel em História no Michigan State College (hoje Michigan University), em 1940 e o seu mestrado no ano seguinte, na Duke University. Trabalhou brevemente para a Ford, até o seu alistamento no Exército Americano em 1942 por ocasião da Segunda Guerra Mundial, onde obteve o posto de staff sergeant em Utah.

Essa experiência dos tempos de guerra aumentaram a desconfiança no poder estatal. As cartas desse período revelam sua oposição ao recrutamento, à ineficiência militar, à burocracia governamental, ao “paternalismo” e às economias socialistas. Temia que os proponentes do New Deal condenariam os Estados Unidos à tirania de uma economia coletivista. O período no exército, entretanto, o deu a oportunidade de aumentar o conhecimento das obras clássicas e a se preparar para estudos posteriores depois do serviço militar. Logo após a guerra foi para a St. Andrews University, na Escócia, para um doutorado sobre a tradição intelectual conservadora anglo-americana, que posteriormente se tornou o livroThe Conservative Mind.

Após a guerra, Kirk tornou-se instrutor de História da Civilização no Michigan State College. Em 1946, ausentou-se para realizar pesquisas na St. Andrews University da Escócia, onde estudou os mais importantes e influentes pensadores conservadores da Inglaterra e da América. Em 1952 ele publicou The Conservatives’ Rout, pelo qual recebeu as honras de Doctor of Letters da St. Andrews University. Em 1953, já com 35 anos, Kirk publica um dos mais influentes livros na história política, The Conservative Mind (A Mente Conservadora). Neste mesmo ano, Kirk renuncia ao seu cargo devido ao que viu como uma decadência nos padrões acadêmicos da escola.

Depois disso, Kirk continuou a publicar suas obras sobre teoria política e estava se tornando conhecido em todo o país como um importante crítico literário e social. Tanto a Time quanto a Newsweek reconheceram seu trabalho e o identificaram como o principal porta-voz do movimento conservador americano. Ao longo de sua carreira, ele escreveria três livros de não-ficção, três  novelas, três coleções de histórias curtas, mais de dois mil artigos, ensaios e revistas e duas mil seiscentas e oitenta e sete colunas. Kirk escreveu e ajudou a fundar dois periódicos políticos: National Review e Modern Age. Também editou a The University Bookman – uma revista bimestral de resenhas de livros – por trinta anos e apoiou, desde o início em 1990, o Instituto Acton, com presença no seu conselho consultivo.

Em 1963, Kirk converteu-se ao catolicismo e casou-se com Annette Yvonne Cecile Courtemanche, com quem teve quatro filhas (Monica, Cecilia, Felicia e Andrea). A família viveu na casa onde Kirk foi criado em Piety Hill, Mecosta, Michigan e também onde ele escreveu virtualmente toda a sua obra. Piety Hill tornou-se o centro neural do movimento conservador americano, já que Kirk e sua família fizeram amizade e ofereciam hospitalidade a todos, de pessoas desabrigadas a T. S. Eliot. A casa estava frequentemente lotada de refugiados e fugitivos internacionais, dissidentes, viajantes e universitários. Hoje, abriga o Russell Kirk Center for Cultural Renewal (Centro Russel Kirk para a Renovação Cultural).

Kirk morreu em 29 de abril de 1994, aos 75 anos, de insuficiência cardíaca.

2 opiniões sobre “Kirk”

  1. Olá, admiro bastante o trabalho de vocês no blog e peço que continuem o ótimo trabalho feito aqui. Tenho dois outros pedidos: seria possível que vocês fizessem uma bibliografia de G.K.Chesterton, e também uma lista de livros recomendados para “begginers” no pensamento direitista? Tenho 16 anos e gostaria de ter uma boa base para refutar a quantidade pesada de ideologia marxista que eu sou obrigado a escutar na escola.

    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s