Gladstone

William Ewart Gladstone, estadista e primeiro ministro britânico, talvez tenha sido a mais eminente das personagens da Era Vitoriana. Durante os estudos em Oxford, sentiu forte tendência para o ministério religioso, e caso seu pai não tivesse insistido para que ingressasse na política, Gladstone teria conseguido um lugar vitalício dentre os líderes religiosos. Ao invés disso, ingressou no Parlamento em 1832, mas sempre considerou a carreira política como uma segunda escolha frente à vocação cristã.

A profunda piedade de Gladstone, manifestada pelo estudo diário da Biblia e a frequência regular à Igreja, foi fundamental para seu modo de encarar a política. Ao longo da carreira, começou a ver que a liberdade, entendida no contexto da ortodoxia cristã, era o princípio político central. Partilhava essa convicção com outro membro do Parlamento e amigo próximo, Lorde John Acton, que viu em Gladstone um estadista inspirado pelo princípio da liberdade.

Em 1867, tornou-se membro do Partido Liberal, e pouco depois cumpriu seu primeiro mandato como primeiro-ministro. O liberalismo gladstoniano era uma ideologia coerente, profundamente influenciada e consistente com uma visão de mundo cristã. Defendia uma visão minimalista do Estado, sempre insistindo em que os gastos do governo fossem reduzidos ao máximo, e opondo-se às medidas que criavam mais agências públicas. Para ele, os impostos deveriam ser cortados e o dinheiro deixado nos bolsos do povo. Além disso, argumentava que os necessitados deveriam ser ajudados pelos indivíduos e por organizações voluntárias, e não pelo Estado, pois para o Estado ajudar ao pobre era um meio de subsistência.

A visão de economia política de Gladstone também foi influenciada pela fé. O mercado, segundo ele, era parte da lei da Providência que governava os assuntos humanos, e como tal, não deveria ser restringido. Ao invés disso, advogava uma abordagem mais laissez-faire da economia, balanceada pela caridade cristã, que daria oportunidade ao povo de se tornar próspero.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s