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Francis

Franz Paul Trannin da Matta Heilborn, vulgo Paulo Francis, nasceu no Rio de Janeiro em 1930, e ganhou este pseudônimo em 1951 quando entrou para a escola de teatro de Carlos Magno, sob o pretexto de seu nome ser impronunciável no Brasil. Francis concordava, apesar de achar que seu novo pseudônimo parecia nome de bailarino de teatro revista.

Aos 27 anos já era crítico de Teatro do Diário Carioca, entrando assim no mundo jornalístico. Nesta época, era defensor fervoroso do brizolismo. Após o golpe de 64 foi um dos fundadores do semanário O Pasquim, que, segundo o próprio Francis, simplificou a linguagem do jornalismo brasileiro, além de trabalhar na Tribuna da Imprensa, onde difundia suas idéias trotskistas. Aliás, afirmava que o trotskismo era mais atraente do que o stalinismo, o marxismo e todas as outras ideologias de esquerda.

Com o cerco da ditadura militar, em 1971 Francis se exilou nos Estados Unidos, a partir daí começou a se afastar das idéias de esquerda e se tornou defensor ferrenho do capitalismo liberal. Francis percebeu que o monstro o qual criticava, funcionava de forma eficiente nos EUA. Suas visitas à URSS também contribuíram para sua mudança de postura. Dizia que a coisa lá só funcionava à base de polícia. Ao definir sua mudança ideológica, Francis proferiu uma de suas inúmeras frases de efeito:

Me transformei de criança a adulto.

A partir de 1980 se tornou comentarista das Organizações Globo, fruto de uma mudança de postura com relação ao então dono das organizações Roberto Marinho. No início Hélio Costa, então chefe de Francis, achou sem graça a forma como o jornalista fazia seus comentários, sendo assim Francis criou a projeção de voz pela qual se tornaria conhecido do grande público.

Em suas colunas nos grandes jornais, Francis sempre causava polêmica, seja criticando uma peça de teatro, seja criticando políticos e partidos. Aliás, críticas ao candidato Lula e ao PT foram a causa de sua briga com o então ombudsman da Folha de São Paulo, Caio Túlio Costa.  O eleitorado petista enviou inúmeras cartas criticando Francis, que sempre achou uma piada Lula ser candidato à presidência de um país tão complicado como o Brasil. Caio Túlio comprou a briga dos petistas. Depois de longas réplicas e tréplicas, Caio chamou Francis de cronista, que revidou o chamando de lagartixa pré-histórica. E nas palavras de um amigo de Francis, Diogo Mainardi, o resultado desta disputa:

A Folha preferiu o atraso, preferiu a lagartixa pré-histórica ao Francis.

Depois deste acontecimento, Paulo Francis se mudou para o Estado de São Paulo.

Um de seus maiores sucessos, foi sem dúvida, sua participação no programa Manhattan Connection do GNT, ao lado de Lucas Mendes, Nelson Motta e Caio Blinder, com quem Francis tinha discussões  acaloradas em praticamente todos os programas. E mesmo quando não tinha razão, incrivelmente vencia a discussão, tamanha a diferença intelectual entre os dois. E foi por lá que ele nos brindou com suas melhores frases, e que causaram enormes polêmicas. Dentre elas, sua oposição ferrenha aos Clinton e seu apoio a Colin Powell.

Aliás, foi no Manhattan que Francis teve um de seus maiores problemas. Em 1996, declarou que diretores da Petrobrás tinham contas na Suíça. Dias depois os diretores da estatal entraram com um processo contra ele em Nova Iorque, e o pior, o processo era pago pela Petrobrás, e não por seus diretores. Francis ficou abalado, preocupado. O então Senador José Serra tentou intervir junto ao presidente Fernando Henrique Cardoso, que deu ordens para que Rennó, o então presidente da estatal, retirasse o processo. Não retirou.

Há quem diga que foi o processo que matou Francis. De concreto foi um ataque cardíaco no dia 4 de fevereiro de 1997. Os sintomas eram tratados até então como bursite pelo médico pessoal do jornalista. O Brasil havia perdido um grande cidadão.

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1 opinião sobre “Francis”

  1. Eu como virginiano também, agora conhecendo um pouco mais sobre Paulo Francis consigo entender melhor seu jeito, suas opiniões e seus fantasmas. Perdemos cedo demais um grande jornalista e critico, um figuraço que deixo saudade.
    Daniel de Sá-Criciúma-SC.

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