Tags

, , , ,

Nassim Nicholas Taleb, nascido em 1960, é um ensaísta, acadêmico, estatístico e analista de risco líbano-americano cuja obra está focada em problemas como a aleatoriedade, a probabilidade e a incerteza. Seu livro de 2007 A Lógica do Cisne Negro foi considerado um dos doze livros mais influentes desde a Segunda Guerra Mundial.

Nassim Taleb

Crítico dos métodos de gestão de risco usados pela indústria financeira, advertiu sobre a crise financeira do final dos anos 2000 e lucrou com ela apostando na fragilidade do sistema financeiro. Defende o que chama de sociedade “robusta contra Cisnes Negros”, o que significa uma sociedade capaz de resistir a eventos de difícil previsão. Propõe a construção da antifragilidade em sistemas, ou seja, a habilidade de se beneficiar e crescer diante de certos tipos de eventos aleatórios, erros e volatilidade.

Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos é o seu livro mais recente, publicado em 2012. A série de artigos Taleb para Políticos, que iniciará na próxima segunda-feira dia 7 de setembro, pretende interpretar as idéias do autor como expostas neste livro, e a partir desta interpretação formular princípios fundamentais e sua possível aplicação na política.


Leia os artigos da série: