Tags

, , , ,

Sou da firme opinião de que a direita deve adotar o cicloativismo e combater o seu monopólio pela esquerda.

Consideremos que, em primeiro lugar, o caos urbano e viário em que nos encontramos neste momento é fruto justamente do planejamento centralizado e burocrático, em todas as esferas de governo: federal, estadual e municipal. São os políticos “progressistas” e seus amigos corporativistas dentro da indústria automobilística os que, desde os anos 50, vêm fazendo este país intransitável para o pedestre, quando não inabitável. Os políticos entraram com a arquitetura e planejamento urbano modernista/brutalista, os corporativistas entraram com os carros.

bike reaça

Estou convencido de no cenário urbano atual nenhum veículo pode ser mais reacionário do que a bicicleta. E dou algumas razões para convencer o leitor da minha opinião. A bicicleta é um meio de transporte reacionário porque:

1. Não paga imposto para transitar. Logo, não financia o Estado, o governo, os partidos, os políticos e o corrupto setor automobilístico brasileiro, que vive de subsídio e protecionismo. Também serve para burlar sistemas de transporte direta ou indiretamente taxados e regulados pelo Estado como ônibus, metrôs, taxis, etc. Até o momento também não temos notícia de multas para bicicletas.

2. Por não usar combustível, além de não poluir o meio ambiente, não financia o monopólio estatal sobre o petróleo e gás e muito menos alimenta a corrupção e o cabedal de empregos da Petrobrás.

3. É uma forma de protesto contra o planejamento urbano e a arquitetura modernista, os quais desde a década de 50 vem moldando as cidades para uso praticamente exclusivo para veículos automotores. Pelo seu pequeno porte, também poupa a cidade da construção de mais estacionamentos, que tendem a ser prédios excepcionalmente feios.

4. Além de prática, é mais livre. Não fica presa em engarrafamento, não precisa se adequar às leis de trânsito mais complicadas, regulações excessivas de segurança, não precisa de muito espaço, não requer licença de condução nem está proibida para menores de 18 anos.

E você, também acha que a direita poderia adotar o cicloativismo?