Tags

, , , ,

A grande maioria dos Brasileiros não tem nenhum apreço por registrar dados e números, que posteriormente se transformariam em informações a serem usadas no planejamento prévio de negócios, orçamento domestico e profissional, pesquisa e desenvolvimento e tantas outras utilidades.

O professor e pesquisador Eng. Agrônomo Dr. ROBERTO ANTUNES FIORETTO escreveu um artigo técnico excelente que contem a seguinte citação:

Como os brasileiros não avaliam nada, observam muito pouco e não medem praticamente nada, a sorte sempre é lançada a cada ano que passa, tentando produzir satisfatoriamente, por conta do acaso, sem ter a noção do tamanho do risco que estão correndo com seus investimentos.

Isso demonstra bem um dos principais motivos do nosso atraso, em todos os setores e no nosso cotidiano. “Odiamos” estatística, temos aversão a fazer relatórios…

Poucos se dedicam a registrar dados que possam ser avaliados e analisados posteriormente na solução de problemas diários. Todos vão seguindo “instintivamente”, quando alguém desenvolve algo com base em dados e informações essa manada acaba tomando isso como regra imutável e adere a mesma de forma incondicional sem avaliar pros e contras, se tornam adoradores de certas coisas e pessoas, do “supremo líder”.

Sem registrar, auferir e relatar dados nunca teremos desenvolvimento cientifico e tecnológico, sem registrar fatos nunca teremos desenvolvimento social e politico.

“Um povo que não conhece a própria história está condenado a repetila