Tags

, , ,

Winston Churchill foi o grande herói do século XX, mas também um intelectual brilhante e um frasista como poucos na história. Essa passagem abaixo, como diz o jargão jornalístico, é “boa demais para ser checada”. Churchill e os conservadores foram derrotados nas eleições de 1945 pela oposição esquerdista (ou “trabalhista”) e perdeu o cargo de primeiro-ministro para Clement Attlee, considerado o pai da implementação do sistema de “bem estar socialista” na Inglaterra com a ajuda ideológica de John Maynard Keynes.

Attlee estatizou minas de carvão, estradas de ferro e o sistema de saúde, um nó que só conseguiu ser parcialmente desatado por Margareth Thatcher mais de 35 anos depois.

Churchill estava na Câmara dos Comuns. Um dia entra no banheiro do parlamento e dá de cara com seu sucessor, Clement Attlee, num dos mictórios. Como havia dezenas de mictórios desocupados, Churchill vai lentamente caminhando até o final do salão, o mais afastado possível de Attlee. O primeiro-minstro diz: “sem vontade de falar com ninguém hoje, sr. Churchill?” “Nada disso, sr. Attlee, apenas é uma medida de precaução. Toda vez que o sr. vê algo grande o suficiente para chamar sua atenção o sr. logo quer estatizar!”