Tags

, , , , , , , , , , ,

A chanceler alemã, Angela Merkel, venceu neste domingo (22) as eleições legislativas e assegurou um terceiro mandato à frente da maior economia da Europa. Seu partido conservador, a CDU (União Democrata Cristã, na sigla em alemão) e, recebeu 41,5% dos votos, ultrapassando o SPD (Partido Social-Democrata na sigla em alemão) que ficou em segundo lugar com 25,7% dos votos.

Merkel CDU

O resultado força uma aliança com a oposição social-democrata, o que não ocorre desde o governo do democrata-cristão Konrad Adenauer em 1957.

Merkel é a terceira pessoa a conquistar um terceiro mandato na História da Alemanha, depois de Adenauer e Helmut Kohl, o pai da unificação alemã. Se ela cumprir o mandato pelo menos até 2017, se tornará a líder europeia mais longeva no poder, superando Margaret Thatcher, que foi primeira-ministra da Grã-Bretanha por 11 anos.

Merkel foi considerada a mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes em sete ocasiões. Aos 59 anos, a chanceler alemã confirmou essa posição ao permitir ao seu partido conservador um resultado quase 8 pontos acima da última eleição de 2009.