Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

O famoso decálogo do reverendo Willliam J. H. Boetcker (ou “Ten Cannots”) é erroneamente atribuído a Abraham Lincoln. Publicado originalmente em 1916, o texto de Boetcke passou a ser atribuído a Abraham Lincoln por causa de um folheto impresso em 1942 por uma organização conservadora chamada Committee for Constitutional Government. O folheto, intitulado “Lincoln sobre as limitações”, continha algumas citações autênticas de Lincoln de um lado, e os “Ten Cannots” de Boetcke do outro. O erro, cometido até por Ronald Reagan, consistiu em atribuir a Lincoln os Ten Cannots do folheto.

De qualquer modo, não há dúvidas de que, se fosse vivo na época de sua publicação, Abraham Lincoln assinaria embaixo destes dez conselhos, como ele próprio dizia:

“Que o que não possui casa não derrube a casa de outro; mas que trabalhe diligentemente e construa uma para si, assim pelo exemplo assegurando que a sua própria estará segura contra a violência quando construída.”

O Decálogo de Boetker (ou de Lincoln), é uma lista de dez conselhos sobre o que não fazer, sobretudo quando se está com as melhores das intenções:

  1. Você não pode criar prosperidade desencorajando a poupança.
  2. Você não pode fortalecer o fraco enfraquecendo o forte.
  3. Você não pode ajudar os pequenos diminuindo os grandes.
  4. Você não pode elevar o empregado rebaixando o empregador.
  5. Você não pode ajudar o pobre destruindo o rico.
  6. Você não pode obter segurança com dinheiro emprestado.
  7. Você não pode avançar a irmandade entre os homens incitando o ódio de classe.
  8. Você não pode evitar problemas gastando mais do que ganha.
  9. Você não pode construir caráter e coragem destruindo a iniciativa e a independência dos homens.
  10. E você não pode ajudar os homens permanentemente fazendo para eles o que eles deveriam fazer para si mesmos.

Seja de Boetcke, seja de Lincoln, o decálogo segue atualizado e continua sendo um bom guia para a economia, seja a doméstica de âmbito privado, seja a política de âmbito público.