Tags

, , , , , , , ,

Pela primeira vez Mitt Romney assumiu a liderança na média geral das pesquisas que e feita pelo site RealClearPolítics. Além de liderar as pesquisas nacionais o republicano também conseguiu virar ou empatar nos Swing States e fez com que a campanha de Barack Obama acedesse à luz vermelha.

Na média do RCP, Romney lidera com 48% enquanto Obama tem 47,3%  o republicano também lidera com 2 pontos de vantagem nas pesquisas da  Gallup e IBD/TIPP, além da vantagem de 4 pontos na Pew Research.

Outubro é o mês conhecido pelas viradas nas corridas presidências americana. Talvez a mais famosa seja a de Ronald Reagan contra Jimmy Carter, pois ela se assemelha muito com a corrida de 2012, Carter era o presidente e enfrentava problemas econômicos e internacionais (Irã e U.R.S.S), assim como os problemas que o Obama vem enfrentando e tem um concorrente com visões e propostas diferentes da suas. Em 1980 os republicanos levaram a melhor e isso acaba sendo um estimulo a mais para Romney.

Nessa quinta-feira irá acontecer o debate de candidatos a vice-presidência em Danville no estado do Kentucky. Joe Biden, vice de Obama, tende a ter mais pressão em cima de si, pois precisa vencer o debate para reverter a queda de Obama nas pesquisas, enquanto Paul Ryan precisa repetir a boa performance de Romney no primeiro debate. Biden é conhecido por soltar gafes e não ser muito articulado. Do outro lado Ryan e conhecido por sua oratória, ele consegue explicar com facilidade seus pontos e tem 27 anos a menos que Biden.

A partir de agora a campanha se intensifica e começa a atrair cada vez mais a atenção do eleitor americano, qualquer erro pode ser fatal nessa altura da disputa.