Documentário: Igreja Católica, Construtora da Civilização

POR RODRIGO VIANA

“A igreja é uma instituição machista!; A razão não tem lugar na igreja; Idade média? Idade das trevas!; A igreja não passa de um retrocesso para a sociedade; A ciência não tem vez na igreja.”

Frases familiares? Pois é, quem nunca ouviu algo do tipo? Crescemos em uma sociedade em que o descrédito para com as instituições tradicionais virou “verdade incontestável”. Mas será mesmo?

E se, de uma hora para outra, lhe dissessem que avanços científicos significativos se deram por conta de religiosos? Que grandes contribuições filosóficas, políticas e matemáticas nasceram de dentro dos seios da igreja? Que a economia começou a ser estudada em universidades por religiosos católicos muito antes de existir Adam Smith? Aliás, você sabia que a universidade é uma criação da Igreja Católica?

A liberdade individual, o jusnaturalismo, os princípios morais, o Direito internacional, o uso da razão e muitas outras questões também foram tratados na igreja. E em certas questões de modo pioneiro. E a caridade? Quem nunca se perguntou até onde vai o amor ao próximo dado por homens e mulheres da igreja?

Produzida em 2008, Igreja Católica, Construtora da Civilização é uma série de TV realizada pela EXTN. Contando com 13 capítulos, ela aborda questões que estão no limbo dos estudos históricos. Desconhecido por muitos e ignorados por outros, a série se mostra versátil para a disseminação de um legado dado como maldito na atualidade. Instrumento imprescindível para estudantes, professores, pesquisadores ou curiosos de plantão. Ela vem na carona dos historiadores revisionistas da Idade Média.

Baseada no livro Como A Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental, de Thomas Woods, a série passa por momentos que vão do instigante ao emocionante, do curioso ao perturbador. Impossível não se comover à promoção da benfeitoria através da caridade ou não se enojar pelas barbaridades ocorridas na Revolução Iluminista Francesa e Revolução Comunista Russa.

Thomas Woods
Thomas Woods

A série é apresenta pelo professor Thomas Woods. Formado na Havard University e Ph.D em História pela Columbia University, Woods é economista, historiador e analista político. Um dos grandes nomes do Libertarianismo no mundo, Woods é proponente da Escola Austríaca de Economia, católico tradicional e defensor do conservadorismo cultural[1][2].
Foi editor colaborador da revista religiosa
The Latins Mass Magazine e é editor contribuidor da revista política The American Conservative. Tornou-se muito conhecido pelo best-seller The Politically Incorrect Guide to American History além de ter artigos publicados em diversos veículos de mídia de cunho político, econômico e religioso.

Então segue abaixo os 13 capítulos que poderá mudar o seu modo de pensar sobre esta instituição tão marginalizada nos últimos séculos. Independente se você seja católico, não-católico ou um cético, essa nova visão poderá fazer você contestar muitas “verdades” ditas por autoridades diversas. Ideias estas tão propagadas em nossas escolas. Aliás, você ainda acredita que a escola hoje, direcionada por currículos pré-moldados pelos governos, de viés doutrinário, é uma instituição realmente comprometida com a verdade do ensino? Está aí uma pergunta a se questionar.

Disponibilizado por Canal Evangelização.

Episódio 1 – Introdução:
Desmentindo mitos sobre a Igreja Católica e seu impacto na Civilização Ocidental.

Episódio 2 – Igreja e Ciência:
A Ciência deve muitas de suas descobertas a sábios monges e padres católicos.

Episódio 3 – Padres como pioneiros da ciência:
Os principais pioneiros da astronomia, geologia e sismologia foram padres católicos.

Episódio 4 – O caso Galileu:
Uma leitura crítica do caso.

Episódio 5 – O Sistema Universitário:
A Igreja Católica tem sido há muito defensora do conhecimento e da ciência.

Episódio 6 – Deus existe?
Estudiosos da Igreja usam a razão para propor a existência de Deus.

Episódio 7 – Os monges:
Os monges foram os guardiões do ensino e do conhecimento durante as invasões bárbaras e na Idade Média.

Episódio 8 – A Caridade Católica:
Um vislumbre da imensidade de atos de caridade católica ativa e altruísta, praticados por fiéis de todos os séculos. Mesmo os anticatólicos mais inflamados assombraram-se ante semelhante generosidade.

Episódio 9 – A Moralidade Ocidental:
A Igreja Católica foi absolutamente crucial à formação dos padrões ocidentais de moralidade.

Episódio 10 – O Conceito de Direito:
Os sistemas legais modernos são como que um resíduo secular das atitudes conformes aos ritos e doutrinas da Igreja, como também do próprio entendimento católico do direito.

Episódio 11 – As origens do Direito Internacional:
A descoberta do Novo Mundo impeliu alguns teólogos católicos ao estudo e formulação de princípios gerais ao direito e tratamento dos povos. Esse estudo lançou as bases do Direito Internacional.

Episódio 12 – Atrocidades anticatólicas:
No decorrer da história, muitos católicos sofreram por sua fé. Alguns desses eventos não são muito comentados. Outros estão praticamente esquecidos, como os Afogamentos de Nantes e a Guerra dos Cristeros.

Episódio 13 – Recapitulação:
Revisão das influências católicas na cultura e sociedade ocidental.

Veja também:

Notas:

[1] History and Truth, An Interview With Thomas E. Woods, Jr., por Bernard Chapin – Lewrockwell.com
[2] Up From Conservatism Mises.org

Anúncios

9 comentários em “Documentário: Igreja Católica, Construtora da Civilização”

      1. tudo bem, mas a verdade deve ser dita, devendo os créditos aos seus devidos e não vestir para sí o que é predicativo de outro.

    1. Claro que o pano de fundo da instituição é a religião, é ela quem direciona tal instituição. Porém a cerne da questão são os feitos gerados pela instituição como um todo. Coisa aliás que outras denominações cristãs não possuem um engajamento tão ávido (ou nenhum) como a Igreja Católica, como em certas ações que fogem um pouco das questões religiosas. Reconhecida até mesmo por Martinho Lutero, o fundador do protestantismo (isso é comentado na série).
      Por isso que tais ações não devem ser reconhecidas especialmente pela mensagem do cristianismo mas pelo trabalho da própria Igreja Católica.

      Sim, com certeza a Igreja Católica fez muito mais pela civilização do que outras denominações cristãs. Até porque o protestantismo, por exemplo, nasceu há poucos séculos e o catolicismo existe há milênios. Nos EUA, por exemplo, a sociedade foi construída sob os alicerces do protestantismo principalmente. Mas mesmo nos frutos de cada vertente se vê certas diferenças de atuação e a base vem da Igreja Católica, a percursora desse trabalho.
      Por isso é mais que justo reconhecer o trabalho pioneiro em nossa civilização dos católicos. Sobretudo pra nós brasileiros, onde os jesuítas foram os primeiros a passar essa mensagem inovadora de sociedade já existente no Velho Mundo para os índios que aqui viviam.

      1. Não só nos EUA, aliás. Os protestantes desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da Inglaterra e da Holanda também.
        Só corrigindo um ponto: os primeiros católicos a atuar aqui no Brasil foram os franciscanos, depois vieram os jesuítas. Mas os jesuítas são bem mais conhecidos pela sua excelente capacidade de administrar, inclusive economicamente, aldeamentos com igreja, escola, oficinas de trabalho, plantações, criações de gado, etc.

      2. não estou negando alguns feitos, aliás enfatizo somente os quanto à ciência, porque do resto, inclusive a citar exemplos de monges e/ou padres, seriam os mesmos baseados no fundamento (JESUS) e não na igreja (instiuição), vistos q mts eram repreendidos e excomungados, quando não pior, assassinados.
        o trabalho que diz ser de milênios, inclui mts comunidades eclesiais que hj não fazem parte da instiuição romana (com os consequentes cismas), que nos primórdios da formação da igreja não era dominadora (passando a ser depois com ajuda do estado). para isso basta considerar a ortodoxa e fazer o criticismo de sua história com a da romana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.