Tags

, , , , , , , , , , , ,

Hoje é um dia muito importante para a fé cristã, é o dia em que Jesus Cristo teria vencido a morte há quase 2000 mil anos atrás e assim libertou a humanidade de seus pecados. Mas com o passar dos anos as pessoas esqueceram o verdadeiro significado da páscoa, que é justamente o do renascimento, mudar ou melhorar e não apenas mais um feriado para se trocar lembrancinhas e realizar banquetes com ovos de chocolate na sobremesa.

A páscoa cristã tem sua origem em rituais pagãos e na páscoa judaica que vem do hebraico pessach, que significa passagem. Os judeus relembram e comemoram a êxodo para a Terra Prometida e a bíblia judaica institui o pessach em Êxodo 12, 14: Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra de Adonai: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua.

A última ceia de Jesus Cristo com seus discípulos como é descrita nos Evangelhos, é geralmente considerada um “sêder do pessach”  que é a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. Já o Evangelho de João remete a outra cronologia, essa situa a morte de Jesus Cristo por volta da hecatombe dos cordeiros do pessach, sendo assim a última ceia teria acontecido antes da festividade.

A páscoa como conhecemos hoje está cheia de símbolos e não é por acaso. O coelho é um desses símbolos na verdade é símbolo de fertilidade  e os ovos representam a luz solar (renascimento), mas para entender a atual páscoa cristã é necessário entender os antigos povos anglo-saxões da Idade Média. Eles nesse período do ano homenageavam a deusa da primavera  Ostera ou Esther, que Easter em inglês significa páscoa. Ostera é representada segurando um ovo e com um coelho pulando ao redor dela, o ovo que ela segura representa uma nova vida e o coelho à fertilidade.

Desejo uma feliz páscoa a todos, mesmo a quem não é cristão, pois o real significado da páscoa é buscar uma vida nova, uma vida melhor.