Capitalismo simples e explicado

Por mais que alguns direitistas não gostem de Dâniel Fraga (principalmente em questões religiosas), ele recentemente criou um vídeo para seu vlog explicando conceitos capitalistas, de forma simples, bem argumentada e de fácil entendimento.

No vídeo, derruba algumas das falácias inventadas por socialistas e estatistas em geral sobre o capitalismo (somente algumas, pois se fossem todas o vídeo seria gigantesco).

Já aviso antecipadamente que ele bateu firme no senso comum. Portanto, é preciso assistir o vídeo com a mente aberta e com atenção, pois nos comentários do mesmo podemos encontrar centenas de pessoas simplesmente repetindo toda a história estatista, baseada em inverdades que foram refutadas no próprio vídeo.

Anúncios

4 comentários em “Capitalismo simples e explicado”

  1. Achei bem argumentado,porém,tudo que ele trata (que culpa o estado) é justamente culpa do capitalismo já instalado.A incapacidade do estado fazer coisas de qualidade é fruto do sistema capitalista mundial,já instalado.
    Resumindo,sem o capitalismo,os estatistas não seriam tão mal-sucedidos.

    1. Você está confundindo capitalismo (liberalismo) com corporativismo (fascismo). Um sistema corporativista não é capitalista, nem se pode atribuir suas falhas ao capitalismo. O capitalismo nem sequer deu os ares da graça no Brasil: foi destruído já na década de 20-30 por conflitos internos e a ascenção de Vargas. Talvez o mais próximo que tivemos de capitalismo foram o milagre econômico da época da ditadura (e ainda assim, com muita intervenção) a abertura da Economia de Collor e o Plano Real do Itamar Franco. E acreditar que os estatistas são bem-sucedidos em uma Economia “não capitalista” é infantil: primeiro porque é impossível eliminar todos os resquícios de mercado, segundo porque todas as provas históricas apontam justamente o contrário – os países mais estatistas estão abrindo a Economia (China, e agora também o fará Cuba) e aqueles que o fizeram antes, mesmo na ÁFRICA, gozam de melhores níveis de vida que seus coleguinhas interventores. Você ainda repete muito cliché que aprendeu na escolinha, recomendo uma leitura séria e comprometida sobre o assunto. A começar pela definição dos termos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.