Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

Eugen von Böhm-Bawerk

Eugen Böhm Ritter von Bawerk nasceu no dia 12 de fevereiro de 1851 em Brno na Áustria. Estudou Direito na Universidade de Viena e tornou-se defensor das teorias de Carl Menger após ler seu livro entitulado “Princípios de Economia”.

Ele é bastante conhecido por exercer uma forte resistência ao intervencionismo e ao socialismo e foi um dos primeiros estudiosos a vislumbrar o quão nocivo para a sociedade seria se fossem adotadas as teorias marxistas e qualquer outra forma de socialismo.

Durante o período que ele esteve à frente do Departamento de Finanças do Governo (adentrando em 1889), a Áustria viveu seu melhor período financeiro da história. Ele, durante esse período foi de fundamental importância como economista para um projeto de reforma monetária que se estava se desenvolvendo na época. Ele também foi vice-presidente da comissão que adotou o padrão ouro¹. Em 1895 foi Ministro de Finanças e o período em que exerceu essa função foi caracterizado como aquele possível de prever consequências a longo prazo, mantendo orçamentos balanceados, estabilidade monetária e uma bem sucedida conversão da dívida pública.

Böhm Bawerk escreveu um tratado entitulado Kapital und Kapitalzins (Capital e Juros) que expõe a teoria de distribuição e uma teoria de cooperação social influenciando outros economistas contribuindo para a Escola Austríaca de economia, também conhecida como Escola de Viena ou Escola Psicológica.

1. Padrão Ouro: Sistema monetário no qual cada banco era obrigado a converter suas notas emitidas por ele em ouro mediante solicitação do cliente. Com o surgimento do padrão ouro, cada país participante comprometeu-se a fixar seu valor de moeda em uma quantidade específica de ouro.

Fonte: http://www.mises.org.br