Tags

, , , , , , , , , , , ,

Um dos chavões mais conhecidos da política é que criminalidade está diretamente ligada a pobreza. Muitos candidatos de esquerda fazem questão de incluir essa “tese” em seus discursos. Mas, assim como senador Demóstenes Torres (DEM-GO) disse no programa Canal Livre da Rede Bandeirantes, pobreza e violência não estão ligadas diretamente. Pelo menos não no Brasil, já que  o governo diz que a pobreza diminuiu (o que não é mentira), mas a violência aumentou como apontam estudos do Ipea e do cientista político José Maria Nobrega, professor da UFCG.

É bandido porque é pobre? Será que a maioria dos pobres é trabalhador?

Em 2011 o Ipea divulgou um estudo que revela: para 41% da população brasileira a pobreza diminuiu, e esse número aumenta no Norte e Nordeste para 46,7% e 48,5%, respectivamente. Mas o engraçado é que segundo o estudo da UFCG, divulgado na mesma época, a violência no Nordeste não só aumentou como dobrou nos últimos 10 anos. Só na Bahia, de 1999 a 2008 o número de homicídios cresceu em 430%. Mas a justificativa de quem defende que violência está ligada a pobreza é que, mesmo com o boom econômico, ele  acabou fazendo com que o tráfico e o crime organizado de outras áreas migrassem para região, fazendo assim a violência aumentar. Mas, se analisarmos essa justificativa, ela vai de frente a teoria que pobreza e criminalidade estão ligadas e sim remetem a outra teoria: a teoria que crescimento econômico aumenta criminalidade.

Outro ponto a se observar

Segundo o mesmo estudo do Ipea na região Sudeste, 37%  acreditam que a pobreza diminuiu. Já outros 31,2% pensam que o nível de pobreza se manteve e 30,9% crêem que o nível de pobreza aumentou. Agora, dando uma olhada no estudo de José Maria Nobrega, da UFCG, a violência na região Sudeste caiu em 47% nos últimos 10 anos.

E a agora, caro leitor, o que você pensa a respeito? Violência está ligada a pobreza ou a outros fatores?

Links:
http://oglobo.globo.com/politica/violencia-no-nordeste-do-brasil-dobrou-nos-ultimos-10-anos-diz-new-york-times-2685570

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-12-21/ipea-para-41-da-populacao-pobreza-diminuiu-no-pais

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/homicidios-aumentam-no-nordeste-e-diminuem-no-sudeste/